Topo

Esse conteúdo é antigo

Colômbia será 1º país latino-americano a receber vacinas da Janssen

11/06/2021 18h55

Bogotá, 11 jun (EFE).- A Colômbia receberá na próxima terça-feira um lote de 480 mil vacinas da Janssen contra a Covid-19 e se tornará o primeiro país latino-americano a começar a aplicá-las, segundo anunciou o governo nesta sexta-feira.

"Já temos a confirmação de que na próxima terça-feira, 15 de junho, receberemos a primeira remessa de 480 mil doses da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson", disse hoje o ministro da Saúde colombiano, Fernando Ruiz.

Essa será a primeira vacina de dose única a chegar ao país, o que, segundo Ruiz, é "extremamente importante por poder realizar vacinações em massa com unificação de etapas em municípios remotos do país ou zonas de conflito".

O governo colombiano já iniciou a convocação de 380 mil pessoas em um total de 34 municípios que reúnem estas condições, onde não será necessário seguir as etapas do Plano de Vacinação, uma vez que as vacinas serão aplicadas em toda a população devido às difíceis condições de acesso.

As outras 100 mil doses irão para o reforço da vacinação de pessoas acima de 60 anos, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde colombiano, "a população não vacinada dessas faixas etárias é a que mais necessita de terapia intensiva nas capitais".

QUASE 20 MILHÕES DE VACINAS.

Até o momento, um total de 18,3 milhões de vacinas das farmacêuticas Sinovac, Pfizer e AstraZeneca chegaram à Colômbia por meio de acordos bilaterais ou por meio do consórcio Covax, das quais 12,4 milhões de doses já foram aplicadas.

Ou seja, o país tem agora quase seis milhões de doses para dar continuidade ao Plano Nacional de Vacinação, que atualmente prioriza a população acima de 50 anos, pessoas com comorbidades e de setores como saúde e educação.

O governo colombiano estabeleceu a meta de imunizar 35,2 milhões de pessoas (70% da população) neste ano e até agora atingiu 10,4% dessa população-alvo com as duas doses, número que sobe para quase um quarto com pelo menos uma dose.

A Colômbia vive atualmente o pior momento da pandemia, com abril e maio como os meses mais letais, e um mês de junho que não parece melhorar, pois continua registrando mais de 500 mortes por dia, enquanto o número de novas infecções diárias nunca fica abaixo de 20.000.

Até agora, 3.665.137 casos de Covid-19 foram confirmados na Colômbia, dos quais 150.575 permanecem ativos, enquanto 94.046 pessoas morreram desde o início da pandemia.