Topo

Esse conteúdo é antigo

Johnson presenteia Biden com foto de abolicionista e ganha bicicleta em troca

11/06/2021 19h07

Londres, 11 jun (EFE).- Por ocasião da cúpula do G7 que começou nesta sexta-feira, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, presenteou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com uma foto do abolicionista americano Frederick Douglass, enquanto recebeu uma bicicleta de luxo em troca.

De acordo com detalhes divulgados pelo governo britânico, durante o primeiro encontro entre os dois, Johnson entregou a Biden uma foto tirada pela britânico-americana Melissa Highton da obra criada em uma parede de Edimburgo (Escócia) pelo artista Ross Blair, que hoje se mostrou "empolgado" com a possibilidade de a imagem de seu mural ser exibida na Casa Branca.

Por conta dos protestos do movimento Black Lives Matter, Blair pintou por encomenda um retrato de Douglass, um ex-escravo que liderou o movimento abolicionista nos EUA no século 19 e visitou a Grã-Bretanha e a Irlanda na década de 1840 fazendo campanha contra a escravidão.

De acordo com o jornal britânico "The Times", os funcionários do governo de Londres decidiram pela fotografia do ativista, que Biden teria citado em um discurso de 2020, depois de vê-la em uma página da Wikipédia.

Em troca da imagem emoldurada, Johnson recebeu do presidente uma bicicleta feita à mão e um capacete com as cores da bandeira do Reino Unido, cujo custo alguns meios de comunicação estimam em cerca de 6.000 libras (cerca de R$ 43 mil).

Além disso, a primeira-dama americana, Jill Biden, foi presenteada com uma primeira edição do livro "The Apple Tree", de Daphne du Maurier, devido ao fato de a autora ter vivido e se inspirado na Cornualha, região do sudoeste da Inglaterra onde de hoje até domingo os dirigentes do G7 se reúnem.

Por sua vez, Carrie Johnson, que se casou com o primeiro-ministro britânico há duas semanas, recebeu uma bolsa de couro feita por esposas de militares americanos e um lenço de seda.