Topo

Esse conteúdo é antigo

Sánchez conversa com Johnson sobre necessidade de acordo sobre Gibraltar

14/06/2021 20h24

Bruxelas, 14 jun (EFE).- O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, falou nesta segunda-feira com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sobre a necessidade de um acordo sobre Gibraltar entre a Espanha e o Reino Unido, dois países que mantêm uma "relação histórica privilegiada".

Sánchez e Johnson se encontraram antes do início da cúpula da OTAN que está sendo realizada em Bruxelas, em um dia em que o governante espanhol também planeja se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau., e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Segundo destacou Sánchez no Twitter, na conversa com Johnson foi abordada a "necessidade de continuar a fortalecer as relações bilaterais, aprofundando-se em áreas como segurança e defesa", bem como "promovendo o acordo entre a Espanha e o Reino Unido sobre Gibraltar".

No último dia 31 de dezembro, horas antes da entrada em vigor do Brexit, a Espanha e o Reino Unido chegaram a um princípio de acordo sobre Gibraltar que garante a mobilidade na fronteira e a livre circulação de cidadãos, mas que deveria se refletir em um tratado entre Bruxelas e Londres nos meses seguintes.

Fontes governamentais informaram que durante o encontro os governantes corroboraram o bom relacionamento entre os dois países, bem como questões relacionadas ao combate à pandemia e aos avanços na vacinação.

"A Espanha e o Reino Unido mantêm uma relação histórica privilegiada, o que fica evidente nas numerosas e variadas trocas comerciais e econômicas entre os dois países", destacaram as fontes.

Essas relações, segundo indicam, são particularmente intensas em setores-chave como serviços financeiros, tecnologia e aviação, âmbitos que "não foram afetados pelo Brexit, motivo pelo qual a relação bilateral ganhou maior importância".