Topo

Esse conteúdo é antigo

Índia confirma primeira morte por reação à vacina contra a covid-19

15/06/2021 18h15

Nova Délhi, 15 jun (EFE).- A Índia confirmou nesta terça-feira a primeira morte devido a uma reação adversa à vacina contra a covid-19, a única confirmada até o momento pelas autoridades indianas após mais de 250 milhões de doses aplicadas em quase cinco meses.

Um homem de 68 anos morreu de "anafilaxia" após receber uma dose da AstraZeneca, fabricado pelo Instituto Serum da Índia, em 8 de março, o Comitê Nacional de Eventos Adversos após Imunização, detalha em um relatório (AEFI) do Ministério da Saúde indiano.

A morte, classificada como "reação relacionada à vacina", é um dos três eventos diretamente atribuídos à inoculação contra a covid-19 em mais de 30 casos investigados, a maioria dos quais ocorreram logo após a vacinação.

"Esta é a primeira morte em que a causalidade foi estabelecida com a vacina, resultando em uma reação de anafilaxia. Mas em comparação com os números gerais, apenas um pequeno número teve uma reação grave", disse o assessor do Comitê Nacional da AEFI, N.K. Arora, em declarações divulgadas pela imprensa local.

Dois outros eventos de anafilaxia devido à vacina foram confirmados em um homem de 22 anos e uma mulher de 21 anos, após receber uma dose do imunizante indiano Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, e uma dose da AstraZeneca, respectivamente.

"Dos 31 casos avaliados, 18 foram classificados como tendo associação causal inconsistente com a vacinação (coincidente - não relacionado à vacinação), sete foram classificados como indeterminados, enquanto três casos foram relacionados ao produto da vacina", explicou.

O país asiático registrou 2,7 mortes por milhão de doses da vacina aplicada e 4,8 internações por milhão de doses da vacina administrada, porém, esclareceu a autoridade, "a mera notificação de mortes e hospitalizações como eventos adversos graves não implica automaticamente que os eventos foram causados pelas vacinas".

A Índia aplicou 256 milhões de doses de vacinas desde janeiro, 225 milhões delas da AstraZeneca e 31 milhões da Covaxin.

O Ministério da Saúde indiano afirmou hoje em comunicado que o número de óbitos registrados após a vacinação no país é de apenas 0,0002% das doses administradas, o que está dentro das taxas de mortalidade esperadas em uma população, afirmou.

"Também é importante e pertinente notar que a taxa de mortalidade das pessoas com teste positivo para covid-19 é superior a 1%. Portanto, o risco de morrer após a vacinação é insignificante em comparação com o risco de morrer devido à doença", observou.