Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia registra 416 mortes por covid-19 em 24 horas, maior cifra em 3 meses

Embora a Rússia tenha quatro vacinas locais - as de duas doses Sputnik V, EpiVacCorona e CoviVac, e a de dose única Sputnik Light - a campanha de vacinação no país está progredindo lentamente - Divulgação/RDIF
Embora a Rússia tenha quatro vacinas locais - as de duas doses Sputnik V, EpiVacCorona e CoviVac, e a de dose única Sputnik Light - a campanha de vacinação no país está progredindo lentamente Imagem: Divulgação/RDIF

17/06/2021 14h33

Moscou, 17 jun (EFE).- A Rússia registrou 416 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, o máximo diário desde meados de março, de acordo com dados fornecidos nesta quinta-feira pelas autoridades de saúde do país.

No último dia foram detectadas 14.057 novas infecções por coronavírus, números que confirmam os alertas oficiais sobre uma retomada da pandemia.

Moscou, o principal foco de infecções da Rússia, notificou 6.195 novos casos e 73 mortes por covid-19.

Nesta quarta-feira, diante do agravamento da situação epidêmica na capital, as autoridades determinaram a vacinação obrigatória de pelo menos 60% dos empregados do setor de serviços da cidade, ou seja, de cerca de dois milhões de pessoas, segundo estimativas da Câmara Municipal.

A medida foi replicada em outras três entidades da Federação Russa: a província de Moscou e as regiões de Kemerovo e Sakhalin.

Antes dessas decisões, as principais autoridades do país, incluindo o presidente Vladimir Putin, haviam garantido que a vacinação, que começou na Rússia no último dia 15 de janeiro, seria voluntária.

Embora a Rússia tenha quatro vacinas locais - as de duas doses Sputnik V, EpiVacCorona e CoviVac, e a de dose única Sputnik Light - a campanha de vacinação no país está progredindo lentamente, principalmente devido à relutância de população a ser vacinada.

Uma pesquisa realizada em maio passado pelo Levada Center revelou que 62% dos russos não querem ser vacinados com a Sputnik V, principal imunizante utilizado na campanha de vacinação e que, segundo seus desenvolvedores, tem 97% de eficácia.

Segundo estatísticas oficiais, a Rússia acumula 5.264.047 casos de covid-19 e 127.992 mortes por essa doença, e é o sexto país do mundo em número de infecções, atrás de Estados Unidos, Índia, Brasil, França e Turquia.