Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS teme que pandemia piore na África, com apenas 1% da população vacinada

18/06/2021 23h43

Genebra, 18 jun (EFE).- Apesar do declínio global dos casos de covid-19, ainda existem áreas onde a pandemia está avançando ou se estabilizou em números muito elevados, como América Latina e África, sendo que nesta última região "o pior pode ser esperado" devido ao baixo percentual de vacinação, segundo alertou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Na África, os casos aumentaram 52% na semana passada, as mortes 32%, e tememos o pior considerando que apenas 1% da população africana foi vacinada até agora", advertiu hoje o diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.

A situação desigual da pandemia entre as regiões mostra "uma falha global na distribuição equitativa de vacinas, o que alimenta uma crise de duas velocidades que está causando estragos entre as pessoas mais pobres e vulneráveis", destacou Tedros.

O diretor-geral da OMS também comentou que os compromissos de doar vacinas aos países em desenvolvimento, alguns previstos para o próximo ano, "chegarão tarde demais para aqueles que hoje estão se infectando e morrendo".

Tedros lembrou ainda que a organização tem como meta conseguir que pelo menos 10% da população de todos os países seja vacinada até setembro, 40% até o final de 2021 e 70% (percentual mínimo para atingir imunidade em grupo) em meados de 2022.

"Atualmente, mais da metade dos países de renda média e alta conseguiram vacinar pelo menos 20% de suas populações, mas entre as economias pobres apenas três tiveram sucesso", lamentou Tedros.