Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente equatoriano se recupera bem de cirurgia, diz primeira-dama

25/06/2021 04h08

Quito, 24 jun (EFE).- O presidente do Equador, Guillermo Lasso, está animado, mas com dores moderadas, após ter feito ontem uma cirurgia na medula espinhal nos Estados Unidos, disse nesta quinta-feira a primeira-dama, María de Lourdes Alcívar.

"Meu amado marido está de bom humor! Com dores, como é normal depois de uma operação. Mas está se recuperando bem. Um grande abraço!", escreveu Maria Alcívar em sua conta do Twitter.

Ontem, foi seu filho Guillermo Enrique quem também relatou nas redes sociais que Lasso estava estável após a operação e que "em breve" iria para recuperação.

"Ele concluiu a cirurgia. Obrigado novamente a todos por suas mensagens. Guillermo Lasso está estável e logo irá para a recuperação no pós-operatório", escreveu o filho.

A operação, para remover um cisto que bloqueava a mobilidade da perna direita, durou cerca de cinco horas, de acordo com a progressão das diferentes mensagens oficiais e familiares.

A Secretaria de Comunicação da Presidência equatoriana notificou ontem à tarde que a cirurgia foi de "complexidade média e pouco invasiva na região lombar" e que foi concluída com sucesso, "sem qualquer complicação".

Lasso, de 65 anos, sofria de limitação de mobilidade desde 2013, quando sofreu um acidente na Espanha com uma fratura de tíbia e fíbula e ficou com dois cistos de uma anestesia aparentemente mal aplicada nas costas.

Um dos cistos foi retirado em Cleveland, nos Estados Unidos, em 2018, e o segundo ontem, em Miami.

O objetivo da cirurgia era que o presidente equatoriano, que assumiu o cargo no dia 24 de maio e utiliza uma bengala para andar, pudesse recuperar a mobilidade da perna através da microcirurgia para tratamento do cisto por cateter.