Topo

Esse conteúdo é antigo

Peru inclui adolescentes de 12 a 19 anos em plano nacional de vacinação

05/07/2021 23h52

Lima, 5 jul (EFE).- A Direção Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas do Peru (Digemid) anunciou nesta segunda-feira a inclusão de adolescentes de 12 a 19 anos residentes no país na campanha nacional de vacinação contra a covid-19.

De acordo com o órgão, os jovens receberão o imunizante produzido pela farmacêutica americana Pfizer.

A estimativa é de que 4,2 milhões de adolescentes de 12 a 19 anos poderão receber a vacina, enquanto a meta do governo é imunizar o total de 27,2 milhões de pessoas no país.

Hoje, o ministro da Saúde peruano, Óscar Ugarte, destacou que foi comprovada a eficácia e a segurança de algumas vacinas contra a covid-19 em crianças e adolescentes de 12 anos ou mais.

A Digemid aprovou a modificação da autorização do registro sanitário e condicional e autorizou o uso da vacina da Pfizer em jovens de 12 a 15 anos em meados do mês passado.

Isso, no entanto, não alterou o cronograma de imunização no Peru, mas permitiu a inclusão no plano nacional de vacinação de menores de idade que sofrem de comorbidades.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Arturo Granados, afirmou que o processo terá início antes de 28 de julho.

Além disso, afirmou que os adolescentes de 12 a 19 anos sem comorbidades podem ser imunizados no quarto trimestre deste ano, o que ajudaria a acelerar o retorno das aulas presenciais nas escolas do país.

RITMO DA VACINAÇÃO.

Até o momento, em território peruano, foram aplicadas mais de 8 milhões de doses de vacinas de Pfizer, Sinopharm e AstraZeneca em maiores de 50 anos, profissionais da saúde, policiais e integrantes das Forças Armadas.

Além disso, estão sendo imunizadas pessoas com comorbidades que são enquadradas como do grupo de risco, como pacientes oncológicos ou portadores do vírus HIV, além de pessoas com transtornos psiquiátricos, que tenham doenças raras e grávidas com até 28 semanas de gestação.

Após ter sofrido em abril deste ano o pico de casos durante toda a pandemia, o Peru vive agora uma queda na segunda onda, sem que as autoridades deixem de seguir a propagação da variante Delta, surgida na Índia.

De acordo com o balanço mais recente, foram registrados nas últimas 24 horas 965 casos de infecção e 73 mortes por covid-19. Desde o início da pandemia houve 2.065.113 contágios e 193.230 mortes pela doença.