Topo

Esse conteúdo é antigo

México alerta que 3ª onda da covid-19 no país está afetando os mais jovens

20/07/2021 22h33

Cidade do México, 20 jul (EFE).- O governo do México alertou nesta terça-feira que a terceira onda da covid-19 em seu território atinge principalmente os jovens, sendo que desta vez a média de idade dos infectados é de 38 anos.

"Podemos ver que a distribuição etária (dos casos) recuou seis ou sete anos e hoje atinge predominantemente os jovens", disse Hugo López-Gatell, subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde no México e responsável pela gestão da pandemia no país.

Após os picos de casos em julho de 2020 e janeiro deste ano, o México atravessa sua terceira onda de infecções em um mês, agora acumulando 2,66 milhões de casos e mais de 236 mil mortes, o quarto maior número do mundo.

Mas, ao contrário daquele período, quando os mais vulneráveis eram adultos com mais de 60 anos, desta vez a idade média dos hospitalizados é de 50 anos e a taxa de mortalidade é de 59 anos, argumentou López-Gatell.

"A maioria das pessoas que estão internadas por covid-19 neste momento são pessoas com menos de 52 anos de idade e a grande maioria são pessoas que não foram vacinadas, isto é mais de 97%", disse.

O subsecretário insistiu que as mortes não aumentam na mesma proporção que as infecções, porque o México é "um país com alta cobertura vacinal", com 38,5 milhões de pessoas que receberam pelo menos uma dose, 43% da população adulta.

No entanto, existem apenas 21,5 milhões de pessoas totalmente imunizadas no México, país com 126 milhões de habitantes.

Enquanto isso, cinco dos 32 estados já têm um nível de alerta amarelo para internação acima dos 50%, liderados pela Cidade do México com 59% da ocupação geral, seguida por Sinaloa, Nayarit, Baixa Califórnia do Sul e Hidalgo.

Apesar do aumento de casos, com vários dias consecutivos de mais de 10 mil infecções na semana passada, López-Gatell descartou maiores restrições.

Embora a vacinação de maiores de 18 anos comece esta semana em algumas entidades, o subsecretário divulgou uma mensagem especial aos jovens.

"Em relação à pandemia, queremos abordar especialmente aos jovens, para que estejam conscientes dos seus riscos, da situação que enfrentam. É importante que todos vocês que são jovens levem em conta que também podem ser afetados", afirmou.