Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Nicarágua exalta triunfo de Castillo no Peru: "Histórico"

21/07/2021 04h10

Manágua, 20 jul (EFE).- O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, parabenizou nesta terça-feira Pedro Castillo, proclamado presidente eleito do Peru ontem, pela vitória eleitoral e a chegada ao poder.

"Com nosso orgulho americano e caribenho saudamos e felicitamos mais uma vez o companheiro Pedro Castillo, presidente do Peru, a vice-presidente Dina Boluarte e todo seu povo", escreveu Ortega em uma carta que assinou junto com a esposa e vice-presidente, Rosario Murillo.

"Este é um momento histórico para esta Pátria Grande. Estamos certos dos pontos fortes que animam todos os seus compromissos, e desejamos saúde, energia e sucesso diante de tantos desafios em nossas lutas contra a pobreza, diante das hostilidades habituais", acrescentou o líder sandinista.

Um mês e meio após a realização das eleições presidenciais peruanas e após atrasos devido aos recursos da candidata derrotada no segundo turno, Keiko Fujimori, Castillo foi proclamado presidente eleito nesta segunda.

Depois de declarar infundados os últimos recursos legais apresentados por Keiko, o Júri Nacional de Eleições (JNE) endossou os resultados da votação de 6 de junho, em que o representante do partido Peru Livre obteve 50,12% dos votos válidos, uma vitória apertada de apenas 44.263 sobre a candidata da Força Popular.

A proclamação aconteceu dias antes da cerimônia de posse, marcada para 28 de julho, quando o Peru celebrará 200 anos de independência.