Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden envia secretário de Educação à cerimônia de posse do presidente do Peru

28/07/2021 01h35

Washington, 27 jul (EFE).- O secretário de Educação dos Estados Unidos, Miguel Cardona, viaja nesta terça-feira ao Peru para liderar a delegação americana na posse do novo presidente peruano, Pedro Castillo, informou uma fonte da Casa Branca à Agência Efe.

O presidente americano, Joe Biden, encarregou Cardona, um dos latinos de seu gabinete e que fala espanhol perfeitamente, de representar o governo na posse de Castillo.

Cardona foi professor e depois diretor de uma escola em Meriden, no estado de Connecticut, enquanto Castillo era professor de escola rural e líder sindical dos professores.

"Há um compromisso compartilhado (entre Cardona e Castillo) com a educação e proporcionar oportunidades aos estudantes e à próxima geração", disse uma funcionária da Casa Branca, que pediu anonimato.

A delegação americana que assistirá à posse de Castillo também contará com a embaixadora dos EUA no Peru, Lisa Kenna.

Castillo tomará posse em um país divisido entre a esperança e a incerteza geradas por sua candidatura e suas promessas de mudança, que incluem um referendo para elaborar uma nova Constituição.

A cerimônia de posse terá forte carga simbólica por ocorrer no mesmo dia que o Peru comemora 200 anos de independência. Pela primeira na história do país, a presidência será ocupada por alguém procedente diretamente do campo andino, longe das elites políticas históricas.

Já confirmaram presença na cerimônia de posse o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão; o rei da Espanha, Felipe VI; o presidente da Argentina, Alberto Fernández; o do Chile, Sebastián Piñera; o da Bolívia, Luis Arce; e o do Equador, Guillermo Lasso; entre outras autoridades.