Topo

Alemanha vai impor testes a viajantes não vacinados a partir de domingo

Aeroporto na Alemanha - Henning Kaiser/Getty Images
Aeroporto na Alemanha Imagem: Henning Kaiser/Getty Images

31/07/2021 09h29

A Alemanha exigirá, a partir do próximo domingo, um teste negativo para todos os viajantes com mais de 12 anos de idade que não tenham recebido a dosagem completa ou já tenham contraído a doença, independentemente de sua rota de acesso ao país.

Se forem provenientes de uma das regiões onde se encontram as variantes mais agressivas da covid-19, a obrigatoriedade do teste será estendida a todos os viajantes, conforme resolução aprovada nesta sexta-feira pelo governo federal.

O objetivo do governo, indicou sua vice-porta-voz, Ulrike Demmer, é otimizar o controle sobre os viajantes que entram no país e conter a disseminação do coronavírus.

Juntamente com as novas regras de entrada, as categorias de locais de origem consideradas de risco serão simplificadas e reduzidas a duas: alto risco, por um lado, e baixo domínio das variantes mais agressivas, por outro.

Na primeira categoria, a de alto risco, viajantes não imunizados dessas áreas são colocados em quarentena por dez dias, que podem ser reduzidos a cinco se um teste negativo for apresentado no quinto dia.

Para países de alto risco com domínio de variantes, como o Brasil, as restrições são mais severas, uma vez que apenas viajantes alemães ou residentes na Alemanha têm permissão para entrar no país e também devem ser colocados em quarentena por 10 dias.

O novo regulamento foi implementado após semanas de aumento constante na incidência de infecções. Em julho, caiu para 4,9 casos semanais por 100 mil habitantes, enquanto agora está em uma média nacional de 18,5 casos. Em Berlim, com o nível mais alto do país depois de Hamburgo, subiu para 27,8.

As autoridades do país também observam com preocupação a evolução dos casos "importados", de cidadãos que regressam de uma estada no exterior ou em visita ao país.