Topo

Esse conteúdo é antigo

Europa ultrapassa marca de 60 milhões de casos de covid-19

02/08/2021 18h00

Copenhague, 2 ago (EFE).- A Europa ultrapassou 60 milhões de casos de coronavírus, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, pedindo mais adesão à vacinação e respeito pelas medidas sociais e controle sanitário para combater a pandemia.

A região europeia, que inclui 53 países, é a segunda com maior número de infectados após a americana (com 77 milhões) e registrou até agora mais de 1,2 milhão de mortes por covid-19.

"O fim da pandemia ainda está no horizonte. É importante que os países continuem seus esforços combinados para proteger as populações mais vulneráveis e em risco", disse a diretora de Emergências da OMS-Europa, Dorit Nitzan, em comunicado.

A OMS lembrou que as taxas de vacinação variam acentuadamente entre os diferentes países e que em alguns a cobertura de grupos prioritários como os maiores de 60 anos, os profissionais da saúde e a população em risco é "baixa".

"Para acabar com a pandemia, devemos expandir a vacinação de forma rápida e equitativa em todos os países, incluindo o apoio à produção e distribuição de doses adequadas para proteger as populações vulneráveis", disse Nitzan.

Além da vacinação, é necessária a realização de testes, sequenciamento, rastreamento, isolamentos e quarentenas, bem como lavar as mãos, usar máscara e manter distância em locais lotados e fechados.

A OMS também recomendou que, ao viajar ou ir a reuniões, é importante respeitar as medidas de saúde e sociais e avaliar os possíveis riscos de forma contínua.