Topo

Esse conteúdo é antigo

Putin diz que presença dos EUA no Afeganistão só rendeu "tragédias e perdas"

16.jun.2021 - O presidente russo, Vladimir Putin, gesticula enquanto fala durante uma entrevista coletiva após sua reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Villa La Grange em Genebra, na Suíça.  - Alexander Zemlianichenko / Pool via REUTERS
16.jun.2021 - O presidente russo, Vladimir Putin, gesticula enquanto fala durante uma entrevista coletiva após sua reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, em Villa La Grange em Genebra, na Suíça. Imagem: Alexander Zemlianichenko / Pool via REUTERS

Da EFE, em Moscou (Rússia)

01/09/2021 20h34

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira que o resultado dos 20 anos da presença das forças militares dos Estados Unidos no Afeganistão foram "apenas tragédias e perdas".

"Por 20 anos estiveram as tropas americanas nesse território e por 20 anos buscaram civilizar as pessoas. De fato, impor suas normas e padrões, inclusive, de organização política da sociedade. O resultado foi apenas tragédias e perdas", disse o chefe de governo russo, durante ato em Vladivostok.

Putin disse se referir a americanos e, em grande parte, à população do Afeganistão. "Um resultado igual a zero, para não dizer menos zero", disse o presidente russo.

Em Moscou, o ministro das Relações Exteriores da antiga república soviética, Sergey Lavrov, afirmou ser importante garantir a segurança dos países aliados na Ásia Central, após a retirada das forças da Otan do território afegão.

O integrante do governo liderado por Putin disse que disso "dependente diretamente a segurança das fronteiras do sul da Federação Russa".

Lavrov, além disso, garantiu ter confiança de que a Rússia e as antigas nações soviéticas da Ásia Central podem se alinhar para ajudar a criar condições no Afeganistão que permitam a "formação de um verdadeiro governo nacional".

"Estamos trabalhando ativamente nesta direção", garantiu o chanceler, que ainda disse ser importante que o Afeganistão tenha autonomia para decidir sobre assuntos internos.