Topo

Esse conteúdo é antigo

Venezuela busca consolidar "aliança estratégica" com o Irã

02/09/2021 02h54

Caracas, 1 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Felix Plasencia, disse nesta quarta-feira que é importante para o país consolidar a "aliança estratégica" de cooperação que mantém com o Irã em conexões aéreas, comércio, alimentação, tecnologia e alimentos.

"Caracas e Teerã têm um futuro imenso para a construção de obras", declarou o chanceler, de acordo com um comunicado da pasta sobre uma conversa telefônica entre ele e o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian.

A Venezuela reiterou o compromisso de forjar um "caminho de sucesso" para o comércio bilateral.

O ministro iraniano também propôs o envio de uma delegação de seu governo à Venezuela com a intenção de administrar "entre ambas as partes um roteiro para a cooperação bilateral nos próximos quatro anos, cujos acordos potenciais poderão ser assinados posteriormente no Irã".

Plasencia acrescentou que uma agenda de trabalho comum poderia ser coordenada em vista das reuniões multilaterais que ocorrerão na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e na reunião dos ministros das Relações Exteriores do Movimento dos Não-Alinhados (Mnoal), em Belgrado.

O Irã é um dos principais aliados do governo de Nicolás Maduro, e os laços se estreitaram ainda mais em 2020, quando a Venezuela enfrentou uma grave escassez de gasolina e importou o combustível do país islâmico.

Em 23 de junho, Maduro teve uma conversa telefônica com o presidente eleito do Irã, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi, na qual defendeu o fortalecimento dos laços entre os países.