Topo

Esse conteúdo é antigo

Portugal chega a 80% da população com esquema completo de vacinação

15/09/2021 21h15

Lisboa, 15 set (EFE).- Portugal, que tem mais de 10 milhões de habitantes, superou a marca de 80% da população com esquema completo de vacinação contra a covid-19, se tornando o país do mundo com mais pessoas imunizadas contra a doença provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com o balanço mais recente divulgado pela Direção Geral de Saúde (DGS), no último domingo, indica que 8,3 milhões de pessoas já estão com esquema completo de vacinação. Já 8,8 milhões, o que representa 85%, têm ao menos uma dose.

O avanço da vacinação fez com que Portugal superasse Malta em porcentagem da população com duas vacinas aplicadas contra a covid-19, segundo o site "Our world in data", da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

"Já ganhamos deste vírus, pelo menos, a primeira batalha está vencida. E isso é um grande alívio para nós", disse nesta terça-feira durante solenidade o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, que coordena a campanha de vacinação no país.

No território luso, já foram imunizadas 100% das pessoas com mais de 65 anos. Atualmente, o processo está focado na aplicação de doses nos menores com idades que variam de 12 a 17 anos, cuja cobertura completa está em 52%.

Com o sucesso da vacinação, os números de internados e mortos em Portugal pro covid-19 começaram a cair, assim como a incidência acumulada de casos, que é utilizada para apontar o grau de risco de contágio.

Nesta quarta-feira, o indicador ficou em 191,1 positivos para cada 100 mil habitantes. Já o índice Rt, que mede o número de pessoas que uma pessoa infectada pode contaminar, também apresenta queda, chegando a 0,84.

Hoje, a DGS divulgou que foram notificados mais 1.247 casos de covid-19, menor registrado em Portugal ao longo deste verão, além de dez mortes.

Atualmente, há 527 hospitalizados com sintomas da covid-19, a menor marca em dois meses. Destes pacientes, 119 ocupam leitos de UTI.

Desde o início da pandemia, 1.058.347 positivos confirmados, e 17.882 óbitos.

Com a queda dos indicadores, foi feito um novo relaxamento de medidas, com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras na rua. O governo ainda terá uma nova reunião com especialistas amanhã, para decidir sobre novas mudanças nas restrições impostas.

Atualmente, em Portugal, quase todas as atividades comerciais e econômicas voltaram a funcionar - apenas boates estão fechadas, com a implementação do uso de certificado digital de vacinação para hotéis, viagens, eventos e celebrações como casamentos e batismos.