Topo

Esse conteúdo é antigo

Cerca de 200 imigrantes são resgatados em bote perto de ilhas espanholas

16/09/2021 20h43

Las Palmas (Espanha), 16 set (EFE).- Cerca de 200 imigrantes foram resgatados na madrugada desta quinta-feira nas águas marítimas próximas às ilhas de Lanzarote e Grande Canária, na Espanha, em quatro botes precários em que viajavam, entre outras pessoas, 24 mulheres, três crianças e dois bebês.

As informações divulgadas pela Guarda Civil do país europeu, pouco depois da operação de resgate, indicaram a presença de 188 ocupantes na embarcação, provenientes da África Subsaariana e do norte do continente.

De acordo com as equipes de salvamento, todas os imigrantes, incluindo as crianças e os bebês, passam bem.

Na terça-feira, outras 400 pessoas desembarcaram nas Ilhas Canárias, a maioria do norte africano. Um dos viajantes acabou morrendo durante a tentativa de chegar à Europa.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Migrações (OIM), 785 faleceram neste ano na busca de imigrar para o arquipélago espanhol, mais do que o dobro de 2020.

Apenas no mês passado, foram contabilizadas 379 vítimas, o que representa uma média de 12 óbitos diários entre imigrantes.

Através da chamada "Rota Canária" de migração, chegaram à Espanha ao longo de 2021, cerca de 41 mil pessoas, um fluxo maior do que no ano passado em 150%. EFE

nac-ajs/bg