Topo

Esse conteúdo é antigo

Haiti detecta casos das variantes Delta e Mu do coronavírus

17/09/2021 04h06

Porto Príncipe, 16 set (EFE).- O Haiti detectou casos das variantes Delta e Mu do coronavírus, considerados preocupantes pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo fontes oficiais divulgadas nesta quinta-feira.

O diretor-geral do Ministério da Saúde haitiano, Lauré Adrien, disse à Agência Efe que as duas variantes foram encontradas em amostras enviadas a laboratórios estrangeiros e em outras amostras analisadas no Haiti.

"As duas variantes Delta e Mu foram detectadas. A vacinação contra a covid-19 deve ser reforçada para limitar a disseminação dessas variantes", disse Adrien.

O médico alertou que essas variantes são "muito contagiosas" e afetam também os jovens, setor da população que não está propenso a se vacinar.

O médico Jean Hughes Henrys, membro da comissão que assessora o governo na resposta ao covid-19, confirmou a informação à Efe e assegurou que as autoridades estão "monitorando os casos".

Hughes também afirmou que o Haiti possui laboratórios equipados com "estruturas capazes de vigilância epidemiológica e vigilância genômica que podem determinar as variantes que circulam no país".

O Haiti foi relativamente pouco afetado pela pandemia e, desde março de 2020, detectou 21.244 casos e 596 mortes pela doença.

Além disso, foi um dos últimos países do mundo a iniciar a vacinação, acontecendo somente a partir de julho, e até o momento 14.382 pessoas receberam a dosagem completa.

O processo de vacinação começou com as doses das vacinas Moderna e Janssen doadas pelos Estados Unidos por meio do mecanismo Covax da Organização Mundial da Saúde (OMS). EFE

mp-mm/phg