Topo

Esse conteúdo é antigo

Obama expressa apoio a Trudeau nas eleições do Canadá

17/09/2021 02h29

Washington, 16 set (EFE).- A quatro dias das eleições gerais do Canadá, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama (2009-2017) apoiou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, o qual elogiou por ser um "líder eficaz" e uma "voz forte" para a democracia.

"Desejo o melhor ao meu amigo Justin Trudeau nas próximas eleições do Canadá. Justin tem sido um líder eficaz e uma voz forte para os valores democráticos, e estou orgulhoso do trabalho que fizemos juntos", declarou o ex-mandatário americano no Twitter.

Obama manteve uma forte amizade com Trudeau desde que o canadense foi eleito primeiro-ministro em 2015 e também o apoiou nas urnas em 2019.

Desta vez, Trudeau chega às eleições da próxima segunda-feira com as pesquisas cada vez mais contrárias e uma imagem danificada. Os levantamentos apontam para um empate ou uma vitória do líder do Partido Conservador, Erin O'Toole, sobre Trudeau, do Partido Liberal.

Trudeau chegou ao poder em 2015, ao vencer de forma contundente e com maioria absoluta de 184 dos 338 assuntos da Câmara dos Comuns do Parlamento.

No entanto, após seis anos no poder, Trudeau tem uma imagem danificada em temas como a reconciliação com a população indígena, a recepção de refugiados e a defesa dos direitos das mulheres.