Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do Paraguai manifesta apoio à OEA antes de reunião da Celac

17/09/2021 03h46

Assunção, 16 set (EFE).- O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, expressou nesta quinta-feira sua posição a favor da continuidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), na véspera de participar da reunião de líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), durante a qual o México proporá a transformação da organização.

"Somos a favor da manutenção da OEA", foi a breve resposta do presidente paraguaio à imprensa após participar da celebração do Dia da Marinha em Assunção.

Abdo Benítez foi acompanhado pelo vice-presidente, Hugo Velázquez, que assumirá como chefe do Poder Executivo durante a estadia do presidente no México, a partir desta sexta até o domingo, para a reunião da Celac.

O governo do México planeja formalizar sua proposta de transformação da OEA na reunião, revelou à Agência Efe o subsecretário mexicano para a América Latina e o Caribe, Maximiliano Reyes.

Em julho, na reunião dos ministros de Relações Exteriores do Celac, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pediu a criação na região de algo semelhante à União Europeia e a substituição da OEA.

O Palácio Nacional, na Cidade do México, será o local da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac neste sábado. Até agora, 16 chefes de Estado e de governo, dois vice-presidentes e 14 chanceleres confirmaram sua presença, embora mais sejam esperados.

Representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o residente do Conselho Europeu, Charles Michel, também estarão presentes.