Topo

Esse conteúdo é antigo

Autoridades corrigem número de mortos em tiroteio em universidade na Rússia de 8 para 6

20/09/2021 16h36

Moscou, 20 set (EFE).- O Ministério da Saúde da Rússia corrigiu de oito para seis o balanço inicial de mortes registradas devido a um tiroteio ocorrido nesta segunda-feira no campus da Universidade de Perm, localizada nos Montes Urais.

De acordo com comunicado emitido pela pasta, a informação foi confirmada pelo Centro de Medicina de Catástrofes do país.

Inicialmente, o Comitê de Investigação, que ficou encarregado do caso, informou que oito pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas, a maioria em estado grave, depois que um aluno entrou no campus da universidade e abriu fogo.

O novo balanço aponta que o número de feridos registrados é de 28, sendo que 19 deles foram baleados.

As primeiras investigações indicaram que o responsável pela ação foi um estudante da faculdade de Direito, que ficou ferido durante troca de tiros com agentes das forças de segurança que atenderam a ocorrência.

O jovem atirador foi encaminhado para um hospital local e está internado em unidade de terapia intensiva (UTI).

Segundo o agente que conseguiu neutralizar o atirador, ele estava munido de uma escopeta e uma navalha.

PRIMEIRAS INVESTIGAÇÕES.

De acordo com a imprensa russa, o autor do saque teria deixado uma mensagem nas redes sociais, antes de efetuar os disparos dentro do campus da universidade.

"Eu me odeio, mas quero causar dor a todos que se metam no meu caminho", diz frase postada em um perfil que seria do jovem, de apenas 18 anos.

Além disso, o responsável pela ação teria escrito que não pertence a qualquer organização terrorista.

O jovem atirador foi encaminhado para um hospital local e está internado em unidade de terapia intensiva (UTI).

A assessoria de imprensa da Universidade de Perm informou, através de mensagem nas redes sociais, que as aulas tinham sido interrompidas na instituição de ensino, logo que foram ouvidos os primeiros disparos.

Um dos alunos que testemunhou o ataque, afirmou ao site local "59.ru", que o atirador iniciou a série de disparos assim que conseguiu entrar no campus.

"Nós nos escondemos em uma sala de aula durante uma hora. Éramos umas 60 pessoas", relatou o estudante.

Imagens das câmeras de segurança indicaram que o responsável pela ação ainda disparou contra veículos estacionados, antes de começar a mirar contra alunos da universidade, que se refugiaram e pularam janelas para escapar dos tiros.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se manifestou sobre o caso e deu condolências aos familiares das vítimas. Já o primeiro-ministro do país, Mikhail Mishustin, enviou os ministros da Saúde e da Educação para o local do ataque.

As autoridades de Perm, por sua vez, declaram luto oficial e suspenderam as aulas em todas as instituições de ensino da região.