Topo

Esse conteúdo é antigo

Partido governista russo mantém controle da Câmara, diz comissão eleitoral

20/09/2021 16h50

Moscou, 20 set (EFE).- O partido do Kremlin, Rússia Unida, manteve a maioria constitucional na Duma, a Câmara dos Deputados, segundo informou a Comissão Eleitoral Central nesta segunda-feira, após a apuração de quase 100% dos votos das eleições legislativas.

"Rússia Unida, como podem ver, alcançou o maior número de votos, o que garante uma maioria constitucional, embora tenha diminuído ligeiramente os seus resultados em relação a 2016", disse Ella Pamfilova, a presidente da entidade, em entrevista coletiva.

Durante os três dias de votação, o Rússia Unida obteve 49,85% dos votos, o que se traduz em mais de 300 dos 450 assentos na Câmara dos Deputados, o que permite reformar a Constituição sem a ajuda de outros grupos políticos.

O secretário-geral do partido, Andrei Turchak, estimou o número de assentos ganhos pelo partido governista em 315, menos do que os 334 de cinco anos atrás. A vitória da Rússia Unida foi cimentada nas circunscrições majoritárias, onde o partido no poder ganhou quase 200 assentos.

Este resultado permitirá que o partido aprove leis durante os próximos cinco anos sem a necessidade de fazer acordos com a oposição no Parlamento.

A baixa participação de pouco mais de 45% - 2,5 pontos percentuais a menos do que há cinco anos - beneficiou o partido, já que os eleitores mais críticos do Kremlin ficaram em casa, em meio à marginalização da oposição liderada pelo preso Alexei Navalny.

Contando com os 2,6 milhões de russos que votaram eletronicamente, a participação nas urnas foi de 51,68% dos 110 milhões de russos convocados, de acordo com Pamfilova.

Em segundo lugar ficou o Partido Comunista, com 18,96% dos votos, acima dos 13,34% nas eleições de 2016. O Partido Liberal Democrata (7,50%), os sociais-democratas da Rússia Justa (7,44%) e o Novo Povo recém-formado (5,33%), amplamente visto como um projeto do Kremlin para dividir os votos de protesto, também excederam a faixa de 5% necessária para entrar na Câmara. Pela primeira vez desde os anos 90 haverá cinco partidos na Duma russa, disse Pamfilova.

O Partido Comunista, que denunciou diversos casos de fraude durante os três dias de votação, anunciou nesta segunda-feira que não reconhece os resultados do voto eletrônico em Moscou, o que representa a participação de quase dois milhões de eleitores.