Topo

Esse conteúdo é antigo

Na ONU, presidente do Peru pede acordo global de acesso a patentes de vacinas

22/09/2021 05h34

Nações Unidas, 21 set (EFE).- O presidente do Peru, Pedro Castillo, propôs nesta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) um acordo global com os proprietários das patentes de vacinas contra a covid-19 para garantir o acesso universal "sem discriminação ou privilégios".

"Seria um sinal de nosso compromisso com a saúde e a vida de todos os povos", disse Castillo durante seu primeiro discurso nas Nações Unidas - ele assumiu a presidência do país em 28 de julho.

Para o líder peruano, "as vacinas abriram o caminho e a fé da humanidade para assumir a convicção de que esta batalha será vencida pela humanidade, mas a luta contra a pandemia nos mostrou a incapacidade do sistema internacional de cooperar com base nos princípios de solidariedade e eficiência".

"Precisamos de acordos que garantam a equidade no acesso às vacinas e sua aplicação. A cooperação multilateral é a grande ausente na luta contra a covid-19", acrescentou.

"VOCAÇÃO DEMOCRÁTICA".

No discurso, Castillo reafirmou sua "vocação e filiação democrática" e voltou a prometer uma gestão responsável da economia, diante das persistentes críticas que vem recebendo da oposição, que teme que o político esquerdista dê uma guinada autoritária e provoque um desastre econômico.

Usando seu característico chapéu chotano, típico dos camponeses de sua região natal de Cajamarca, no norte dos Andes peruanos, ele se apresentou à Assembleia como "um professor do mundo rural que pela primeira vez na história do Peru assume a condução" do país.

"A tarefa não é apenas consolidar o Estado de direito e a divisão de poderes, mas também torná-lo efetivo na vida política e no exercício dos direitos da população no dia-a-dia", afirmou.

Castillo ressaltou que seu país possui "indicadores de extrema desigualdade e exclusão que afetam os valores éticos da democracia e a competitividade do Estado e da economia".

"Uma transformação social é necessária para permitir que todos os peruanos possam desfrutar de seus direitos econômicos e sociais, assim como das liberdades fundamentais e dos direitos civis e políticos", disse Castillo, que luta pela aprovação de uma nova Constituição.

CONDENAÇÃO DO TERRORISMO.

O presidente peruano também aproveitou o discurso para se distanciar do terrorismo, depois de ser acusado durante a campanha eleitoral de ser simpatizante do grupo guerrilheiro maoísta Sendero Luminoso.

"O Peru tem sofrido violência terrorista e tem sido capaz de superá-la. Condenamos e rejeitamos o terrorismo em todas as suas formas. O terrorismo nunca foi e nunca será um meio de transformação social. A violência só gera destruição", declarou.