Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS informa que planeta teve 2ª semana seguida de queda nos casos de covid-19

22/09/2021 14h40

Genebra (Suíça), 22 set (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta quarta-feira que o planeta registrou a semana segunda consecutiva de redução no número de casos de infecção pelo novo coronavírus.

Ao todo, no período de 13 a 19 de setembro foram notificados 3,6 milhões de positivos para a covid-19, o que representa uma redução de 9% na comparação com a semana anterior.

Ainda de acordo com informações da OMS, no período foram contabilizadas 59 mil mortes causadas pela doença ao redor do mundo, o que indica queda de 7%.

Esta é a quarta semana consecutiva que a curva da quantidade de vítimas da covid-19 apresenta tendência de baixa, conforme apontou o mais recente relatório epidemiológico da agência.

No boletim, a OMS também adverte que a variante delta, a mais contagiosa e principal causadora da onda de contágio dos últimos meses no planeta, já está presente em 90% dos casos registrados ao redor do mundo.

O genoma do novo coronavírus, que permite o acompanhamento das mutações, está sendo rastreado através da iniciativa GISAID, conforme destacou a agência da ONU.

Desde o início da pandemia, foram notificados 228 milhões de casos de covid-19 no mundo, em que 4,6 milhões de pessoas morreram por causa da doença.

Na última semana, apenas a África apresentou alta na quantidade de positivos, em 4%, enquanto a maior queda foi verificada no Oriente Médio, em 22%, seguida pelo Sul da Ásia (- 16%) e Ásia Oriental (-11%).

Na Europa e América, que superaram a barreira de 1 milhão de casos semanais, a redução foi menor, em 4% e 7%, respectivamente.

O continente americano segue sendo o que mais registrou casos de infecção desde o início da circulação do patógeno, com 87 milhões, seguido pelo europeu, com 42 milhões.

Com relação as mortes contabilizadas na semana passada, a Ásia Oriental teve a maior alta, em 7%, ao registrar 6,8 mil vítimas. A Europa, por sua vez, teve acréscimo de 1%, com mais 15 mil óbitos.

No restante do mundo, a tendência foi de baixa, com Sul da Ásia, Oriente Médio e África apresentando redução de 20%, cada um, na comparação com a última semana.

Nas Américas, a queda foi mais modesta, de 2%, em período de sete dias em que a região foi a que mais vítimas contabilizou, com o total de 24 mil.

Sobre a vacinação contra a covid-19, a OMS informou que foi ultrapassada a barreira de 6 bilhões de doses aplicadas, com 43,7% da população do planeta tendo recebido, pelo menos, a primeira injeção.

Por dia, cerca de 28 milhões de doses estão sendo aplicadas no mundo, indica a agência, que alerta para o lento ritmo da imunização em países de baixa renda, onde 2% da população recebeu, pelo menos, a primeira das injeções. EFE

abc/bg