Topo

Esse conteúdo é antigo

Após horas de calma, vulcão volta a emitir cinzas e fumaça nas Ilhas Canárias

27/09/2021 16h44

Tazacorte (Espanha), 27 set (EFE).- O vulcão Vieja Cumbre, após horas de calma, voltou a registrar nesta segunda-feira grande coluna de cinzas, acompanhada de explosões esporádicas que duraram cerca de cinco minutos e foram ouvidas a quilômetros de distância.

Mais cedo, especialistas do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) informaram que o tremor da erupção do vulcão localizado na ilha de La Palma havia "quase desaparecido", assim como a atividade explosiva astromboliana.

No entanto, às 11h pela hora local (7h de Brasília), depois da interrupção da emissão de cinzas e fumaça que durou cerca de duas horas, a atividade voltou a ficar evidenciada.

Pelo Twitter, o Involcan informou que, novamente, o Cumbre Vieja estava emitindo lava.

O comitê científico do Plano de Emergências Vulcânicas das Ilhas Canária (Pevolca), está reunido na manhã desta segunda-feira para avaliar a situação das últimas horas.

Ao longo dos oito dias de erupção do vulcão, já tinham sido registrados outros episódios cíclicos, que alternam momentos com diversas explosões com outros de relativa calma. EFE

jmr/bg

(foto) (vídeo)