Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de Portugal irá desfazer força-tarefa que coordenou vacinação no país

28/09/2021 17h25

Lisboa, 28 set (EFE).- O governo de Portugal irá desfazer nos próximos dias o grupo de trabalho liderado pelo Exército do país que coordenou a vacinação contra a covid-19, após a conclusão de que a "missão está completa", afirmou nesta terça-feira o vice-almirante Henrique de Gouveia e Melo, líder da força-tarefa.

Atualmente, de acordo com dados oficiais, 84% da população lusa já conta com esquema completo de imunização.

Em ato realizado em um centro de vacinação nos arredores de Lisboa, que contou com a presença do primeiro-ministro português, António Costa, Gouveia e Melo informou que 15 milhões de doses de diferentes imunizantes foram aplicados até o hoje no país.

O militar, que coordena o grupo de trabalho, lembrou que, das 20 milhões de doses que Portugal recebeu até hoje, 10% foram doadas para outras nações.

Além disso, há 2 milhões de doses em estoque, que serão destinadas às pessoas que ainda não se recuperaram a da covid-19, sendo assim, não puderam ser vacinadas na data correta estipulada pelo calendário nacional, disse Gouveia e Melo.

O responsável pela força-tarefa ainda exaltou o alto índice de imunização da população jovem, que atingiu 95% do grupo etário, segundo afirmou.

Além disso, Gouveia e Melo revelou que 85 mil estrangeiros que não tinham a situação regularizada em Portugal também foram vacinados.

Segundo dados mais recentes da Direção Geral de Saúde (DGS), desde o início da pandemia da covid-19 no país, foram registrados 1.067.175 casos positivos e 17.995 mortes.