Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai e Chile buscam dar "nova força" à integração regional

28/09/2021 17h33

Montevidéu, 27 set (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou nesta segunda-feira durante o encerramento de uma visita oficial ao Uruguai que os dois países estão buscando dar uma nova força à integração regional.

"Conversamos sobre como dar nova força à integração na América Latina. Tanto o Uruguai quanto o Chile têm uma grande vocação para a integração, com a América Latina e com o mundo", afirmou o chefe de Estado chileno em um breve pronunciamento à imprensa depois de ter visitado o Parlamento uruguaio.

"De um lado existe a Aliança do Pacífico (da qual o Chile é membro) e do outro o Mercosul (do qual o Uruguai é integrante). Há algum tempo, foi acordado buscar uma maior integração entre estas duas associações", completou Piñera.

Na reunião com Lacalle Pou, que o presidente chileno descreveu como "frutífera", eles também discutiram a recuperação econômica no período pós pandemia e concordaram que ela precisa ser "inclusiva" e "sustentável".

Piñera relatou ter convidado o Uruguai a aderir ao Projeto Humboldt, no qual o Chile já está trabalhando com a Argentina e o Brasil para desenvolver um cabo óptico submarino que "ligará a América do Sul com o mundo da Ásia-Pacífico".

Além dessas questões, o presidente chileno disse ter debatido com Lacalle Pou e a vice-presidente uruguaia, Beatriz Argimón, assuntos como segurança cibernética, igualdade de gênero, força democrática das instituições e cooperação no continente antártico, onde os dois países têm bases.

As reuniões bilaterais começaram no início da manhã com a assinatura de um memorando de entendimento entre os ministros da Saúde o Chile, Enrique Paris, e do Uruguai, Daniel Salinas. Em meio à visita, Piñera assinou o decreto pondo fim ao toque de recolher noturno imposto em território chileno devido à pandemia da Covid-19.

Doação de órgãos, gerenciamento de registro nominal de vacinas, obesidade e estilo de vida saudável, saúde mental, câncer, saúde ambiental e toxicologia, envelhecimento saudável, educação para equipes de saúde e Covid-19 estão listados no texto como assuntos de cooperação entre as duas nações.

Em seguida, Piñera e sua esposa, Cecilia Morel, foram para a residência presidencial, onde Lacalle Pou e a primeira-dama uruguaia, Lorena Ponce de León, os aguardavam para uma reunião de trabalho e um almoço. Paris e Salinas também estiveram presentes, assim como os ministros de Relações Exteriores do Chile, Andrés Allamand, e do Uruguai, Francisco Bustillo.

Após o encontro, Piñera e seus dois ministros visitaram o Palácio Legislativo, onde foram recebidos por Argimón, antes de voarem para Assunção para completar sua viagem por vários países sul-americanos, que começou há alguns dias na Colômbia.