Topo

Esse conteúdo é antigo

Alberto Fujimori é submetido a cateterismo cardíaco

05/10/2021 03h43

Lima, 4 out (EFE).- O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 83 anos, foi submetido a um cateterismo cardíaco para aliviar uma obstrução em uma artéria, informou a filha Keiko Fujimori nesta segunda-feira.

"Ele está atualmente na UTI (unidade de terapia intensiva) e será avaliado nas próximas horas", disse a também ex-candidata presidencial a jornalistas.

Keiko explicou que os médicos descobriram que "uma das artérias tinha uma obstrução de 70%", razão pela qual ele foi submetido a um cateterismo no hospital El Golf, no distrito de San Isidro.

"Esperamos que este governo garanta a vida e a saúde de meu pai como a de qualquer outro detento", disse Keiko em referência ao presidente de esquerda Pedro Castillo, que a derrotou nas últimas eleições.

Horas antes do procedimento, o Instituto Penitenciário Nacional (INPE) informou que o ex-presidente seria submetido a um "procedimento cardíaco invasivo" que o obrigaria a ficar em terapia intensiva.

Fujimori sofreu um mal-estar há dois dias, o que levou a ser transferido do presídio onde cumpre pena de 25 anos por crimes contra a humanidade para o hospital.

"O estado de saúde de meu pai é delicado", escreveu Keiko nas redes sociais.

No momento de sua transferência para o hospital, o congressista fujimorista Alejandro Aguinaga, médico pessoal do ex-presidente, disse que o nível de saturação de oxigênio do político havia caído para 85% e que ele sofria de dores no peito e na cabeça.

TRANSFERÊNCIAS RECORRENTES PARA HOSPITAL.

Desde que está na prisão, Fujimori tem sido transferido periodicamente para hospitais devido a problemas de saúde como pressão alta, hérnia lombar, gastrite, fibrilação atrial paroxística e lesões na língua, conhecidas como leucoplasias.

A nova internação coincide com a aprovação dada pelo governo de Pedro Castillo para solicitar a ampliação das acusações pelas quais Fujimori foi extraditado pelo Chile em 2005.

O pedido tem como objetivo levar o ex-presidente a julgamento no Peru pela suposta execução extrajudicial de membros do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) por parte de um grupo militar de elite em 1997, quando os guerrilheiros fizeram dezenas de reféns na embaixada do Japão em Lima.

Entre outros crimes, Fujimori é acusado de corrupção, associação ilícita e desvio fraudulento de recursos em detrimento do Estado peruano. EFE

mmr-fgg/id

(vídeo)