Topo

Esse conteúdo é antigo

Paraguai iniciará aplicação de 3ª dose de vacina nesta segunda-feira

15/10/2021 21h58

Assunção, 15 out (EFE).- O diretor do Programa Ampliado de Imunizações do Paraguai, Héctor Castro, anunciou nesta sexta-feira que o começo da aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 no país acontecerá daqui três dias.

Os primeiros grupos que serão imunizados com o reforço serão os profissionais de saúde e as pessoas com mais de 50 anos.

De acordo com Castro, a dose será aplicada até a próxima sexta-feira, para aqueles que receberam as duas primeiras até o fim de abril deste ano.

De acordo com o diretor do programa nacional, será utilizada a vacina da AstraZeneca para todos aqueles que receberam duas doses dos imunizantes Covaxin, HayatVax, Coronavac e Sinopharm.

Já a desenvolvida pela Pfizer será destinada ao reforço de todos que foram vacinados com a AstraZeneca ou a Sputnik V.

VACINAÇÃO DE JOVENS.

Hoje, Castro aproveitou o anúncio para fazer um apelo aos responsáveis por adolescentes com idades entre 12 a 17 anos, para que façam o cadastro deles no site do Ministério da Saúde, para que sejam imunizados.

O representante do governo afirmou que há cerca de 800 mil pessoas no país nessa faixa etária, mas não indicou os dias precisos de vacinação do grupo, que considerou crucial para o avanço da campanha no Paraguai.

De acordo com dados mais recentes sobre a imunização no território paraguaio, 2.047.239 de pessoas receberam duas doses de imunizantes. Além disso, 2.868.192 foram alvo da aplicação de uma dose.

Nesta quarta-feira, o Paraguai recebeu um carregamento de 308 mil doses da Sputnik V, completando assim as 1 milhão de doses adquiridas junto ao Fundo de Investimento Direto da Rússia.

Nas próximas semanas, a expectativa é pela chegada de lotes que fazem parte da promessa de entrega do mecanismo Covax, gerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). EFE