PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Erupção de vulcão na Espanha completa 1 mês e segue sendo considera intensa

19/10/2021 12h51

Santa Cruz de Tenerife (Espanha), 19 out (EFE).- O porta-voz do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), David Calvo, afirmou nesta terça-feira à Agência Efe, que a erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na Espanha, segue intensa e que um novo fluxo de lava deve chegar ao mar em horas.

Hoje, a erupção do sistema montanhoso completará um mês. De acordo com Calvo, durante a noite de ontem, a chegada de material ao segundo fluxo de lava, acelerou seu avanço e o aproximou da área habitada de Tazacorte, o que pode obrigar a realização de novas evacuações de pessoas.

Sobre a evolução da erupção, o porta-voz do Involcan garantiu que o Cumbre Vieja se mantém "estável", pois emite grande quantidade de lava e segue emitindo gases, o que, em análise dos especialistas, ainda deve seguir acontecendo "por um longo período".

Ao longo desta segunda-feira, segundo dados do órgão das Ilhas Canárias, foram lançadas pelo vulcão 10 mil toneladas de dióxido de enxofre. Calvo explicou que para que comece a ser considerado inativo, é preciso que a emissão fique abaixo de 400 toneladas. EFE