Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden adverte que EUA defenderão Taiwan em caso de invasão pela China

22/10/2021 03h02

Washington, 21 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu nesta quinta-feira que os Estados Unidos defenderão Taiwan no caso de a China decidir lançar um ataque à ilha.

"China, Rússia, eles sabem que os Estados Unidos têm as Forças Armadas mais poderosas do mundo", disse Biden durante um evento com eleitores organizado pela rede "CNN".

Questionado pelo apresentador Anderson Cooper sobre se os EUA defenderiam militarmente Taiwan em caso de invasão pela China, Biden respondeu: "Sim, temos um compromisso".

As tensões entre os EUA e a China sobre Taiwan aumentaram nas últimas semanas, na esteira de avanços militares de ambas as partes.

Por um lado, a China realizou uma série de incursões aéreas perto de Taiwan, enquanto os EUA reconheceram que têm um pequeno contingente de militares na ilha há pelo menos um ano para treinar as forças locais.

EUA e China estão, deste modo, levando até o limite o status quo criado em 1979, quando Washington reconheceu Pequim como o único governo chinês com o entendimento de que Taiwan teria um futuro pacífico.

Tudo isso criou um clima rarefeito na região que fez com que as relações entre Taipei e Pequim estivessem no seu pior momento em quatro décadas, de acordo com as autoridades taiwanesas.

O ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, afirmou até mesmo que a China será "capaz de organizar uma invasão em grande escala" da ilha até 2025, o que disparou o alerta em Washington. EFE