Topo

Esse conteúdo é antigo

Especialistas da ONU condenam deportação sistemática de haitianos nos EUA

26/10/2021 00h09

Genebra, 25 out (EFE).- Especialistas das Nações Unidas condenaram nesta segunda-feira a "deportação sistemática em massa de migrantes e refugiados haitianos" que continua sendo praticada pelos Estados Unidos e insistiram que essas expulsões coletivas constituem uma violação das normas internacionais.

Em nota, eles afirmam que as autoridades americanas estão bloqueando as tentativas de pedido de asilo de cidadãos haitianos, geralmente negros, para deportá-los a países "onde sofrem discriminação racial, violência de gênero e violência xenófoba".

Segundo especialistas, essas deportações continuam uma exclusão tradicional de migrantes haitianos nos portos de entrada dos Estados Unidos, quando é ilegal negar coletivamente a entrada de pessoas de uma determinada nacionalidade, bem como considerá-las "ameaças à segurança nacional".

A nota foi assinada pelo relator da ONU contra o racismo, Tendayi Achiume, e pelos membros do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos de Origem Africana. EFE