Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de casos de covid-19 aumenta no planeta pela 1ª vez desde agosto

27/10/2021 22h10

Genebra (Suíça), 27 out (EFE).- O número de casos de covid-19 no mundo aumentou 4% na semana passada, após quase dois meses de queda no contágio, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Devido ondas de casos no Reino Unido, Rússia, Turquia e Ucrânia, entre outros países, foi registrada a primeira alta global desde a semana de 23 a 29 de agosto, de acordo com dados da OMS.

Segundo a agência, de 18 a 24 de outubro foram notificados 2,9 milhões de positivos para a covid-19 em todo o planeta, sendo que mais da metade, 1,6 milhão, foram registrados na Europa.

No Velho Continente, o aumento de casos, na comparação com a semana anterior, foi de 18%.

A situação contrasta com o restante das regiões analisadas pela OMS, onde os casos estão em queda, com 21% de retração na África, 17% na Ásia Oriental, 9% nas Américas e 9% também no sul e sudeste asiático.

Paralelamente, o mundo teve um aumento de 5% na semana passada na quantidade de mortes, com o registro de mais 49 mil falecimentos, Ao todo, 21 mil destas vítimas estavam na Europa, que teve 14% de alta.

Nas Américas, houve um número de falecimentos semelhante ao da semana passada, com cerca de 18 mil.

Ao todo, desde o início da pandemia da covid-19, o planeta registrou 243 milhões de casos e mais de 4,9 milhões.

Além disso, a OMS apontou que, até o momento, em todo o mundo, foram aplicadas cerca de 7 bilhões de doses de vacinas contra a doença causada pelo novo coronavírus.

A agência indica que 49% da população mundial recebeu, pelo menos, uma dose de imunizante, sendo que, no caso dos países de baixa renda, o índice é de apenas 3,1%. EFE