Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão em província amazônica do Equador tem ligeira queda de cinzas

28/10/2021 01h03

Quito, 27 out (EFE).- O Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional confirmou nesta quarta-feira a leve queda de cinzas do vulcão Reventador, em um município da província de Sucumbíos, na região amazônica do Equador e na fronteira com a Colômbia.

De acordo com o Instituto, às 8h (hora local) foram recebidos relatórios do centro da cidade de El Reventador, que confirmavam uma ligeira queda de cinzas nesta região do cantão Gonzalo Pizarro, em Sucumbíos.

Segundo imagens de satélite, os ventos do setor sopram do sudoeste para o nordeste, "pelo que as emissões vulcânicas com nuvens de cinzas continuam gerando pequenas quedas desse material nas cidades do entorno do vulcão durante o dia", afirmou.

Lembrou também que esse fenômeno é recorrente ao longo do atual período eruptivo.

O Instituto recomendou a tomada de medidas de proteção adequadas contra a queda de cinzas e receber as informações de fontes oficiais.

Em novembro de 2002, uma erupção do Reventador - localizado a cerca de 90 quilômetros de Quito -, levantou uma grande nuvem de cinzas que, devido ao efeito dos ventos, chegou à capital do país e cobriu vários pontos de Quito.

Com 3.560 metros de altura, este vulcão iniciou seu atual processo eruptivo em 2002 e é caracterizado por gerar explosões, emissões de gases e cinzas, fluxos de lava e lahars. EFE