Topo

Esse conteúdo é antigo

OEA abre Assembleia Geral com nova edição virtual e Nicarágua protagonista

10/11/2021 22h40

Washington/Cidade da Guatemala, 10 nov (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) abriu nesta quarta-feira a 51ª edição de sua Assembleia Geral, que tem a Guatemala como sede, embora, pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de covid-19, o evento seja realizado de forma virtual.

Delegações de 34 países participarão até sexta-feira das deliberações do órgão principal da OEA, que terá como uma de suas principais pautas as polêmicas eleições realizadas no último domingo na Nicarágua. A própria pandemia, a vacinação contra a covid-19 e a recuperação econômica também estão no centro das discussões.

O secretário-geral da organização, Luis Almagro, afirmou no discurso de abertura que a OEA "deve promover a cooperação entre os países do hemisfério", especialmente após a propagação da covid-19.

"Esta pandemia nos mostrou os problemas que temos na região em termos de acesso à saúde e como somos desiguais entre países, até mesmo dentro dos mesmos países", acrescentou.

Almagro também abordou no discurso a importância da democracia nos países-membros.

"Devemos continuar a reforçar o desenvolvimento das práticas democráticas no hemisfério. Só com mais e melhor democracia conseguiremos enfrentar os desafios econômicos e sociais que enfrentamos hoje", ressaltou o uruguaio, secretário-geral da OEA desde 2015.

Nesta edição, um dos temas mais destacados é o pleito presidencial na Nicarágua, que culminou na reeleição do líder sandinista Daniel Ortega sem a presença dos principais candidatos de oposição, que foram presos pela acusação de "traição à pátria". A eleição foi classificada como uma farsa por grande parte da comunidade internacional.

Antes da abertura da Assembleia Geral, Almagro já tinha falado sobre a Nicarágua em entrevista coletiva. Segundo ele, os países membros da OEA decidirão se vão ou não aplicar a Carta Democrática ao país centro-americano.

Ortega, de 76 anos, está no poder desde 2007 e conseguiu seu quinto mandato presidencial, além de o quarto consecutivo.

"A questão da crise política na Nicarágua está na agenda da organização", declarou Almagro, que também deu ênfase às mudanças climáticas, à corrupção e ao combate às drogas como temas do encontro.

As delegações dos países que constituem o principal fórum de discussão do continente americano se reunirão pelo segundo ano consecutivo de forma virtual. Com o lema "Por uma América renovada", a Assembleia Geral será concluída na sexta-feira. EFE