Topo

Esse conteúdo é antigo

Evo Morales pede mobilizações para defender Luis Arce

12/11/2021 02h57

Shinahota (Bolívia), 11 nov (EFE).- O ex-presidente da Bolívia Evo Morales convocou nesta quinta-feira os ativistas do partido governista Movimento ao Socialismo (MAS) a se mobilizarem nos nove departamentos e marcharem até as cidades para defender o governo de Luis Arce diante do que eles consideram tentativas de desestabilizá-lo por meio de uma greve nacional.

Morales se expressou dessa forma em uma manifestação maciça de camponeses, cultivadores de coca e indígenas que apoiam o MAS em Shinahota, no Trópico de Cochabamba, seu reduto político e sindical no centro do país. O ex-chefe de governo pediu para a sua base estar em "estado de emergência e mobilização permanente".

"Como seria bom marchar pacificamente até as cidades para defender nossa revolução e nosso governo sob a liderança do presidente Lucho, essa é nossa obrigação. Caso contrário, a ala direita voltará a privatizar os recursos naturais", declarou Morales.

O ex-chefe de Estado também solicitou que os líderes de seu partido repliquem o o pedido de mobilização pelos nove departamentos.

O evento, que contou com a presença de Arce, foi convocado para comemorar os dois anos que ele deixou o país após renunciar à presidência, o que o partido governista acredita ter sido o resultado de um "golpe de Estado". Além disso, celebrou um ano desde o retorno de Morales, que deixou o país em 2019 e permaneceu asilado no México e depois na Argentina.

Para Morales, a direita quer desgastar o governo porque sabe que não derrotará o MAS nas eleições e, em sua opinião, está tentando "voltar à era do neoliberalismo".

Ainda segundo ele, os protestos que estão sendo realizados em algumas regiões bolivianas para derrubar uma lei contra a legitimação dos lucros ilícitos são impulsionados por alguns grupos que "não querem que seja feita justiça pelo golpe de Estado", como o ex-presidente e seu partido definem a sua renúncia e o governo interino de Jeanine Áñez.

Por fim, o ex-chefe de Estado disse ser importante que o sistema judicial boliviano investigue as acusações feitas pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em seu livro sobre a suposta tentativa dos militares bolivianos de abater com um foguete o avião no qual Morales foi pilotado para a Cidade do México em 2019.

Morales permaneceu em território mexicano por quase um mês antes de se mudar para a Argentina, de onde dirigiu a campanha eleitoral de Arce. Ele retornou à Bolívia em 11 de novembro do ano passado. EFE