PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
2 meses

Presidente da Ucrânia afirma que golpe de Estado está sendo planejado no país

26/11/2021 13h37

Kiev, 26 nov (EFE).- O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou nesta sexta-feira que recebeu a informação de que está sendo preparada uma tentativa de golpe de Estado no país, programado para a próxima semana.

"Tenho informação de que, em 1º de dezembro, teremos um golpe de Estado. Acho que é uma informação interessante", disse o chefe de governo, diante de um grupo de jornalistas nacionais e estrangeiros.

Zelenski garantiu que haveria envolvimento no plano do magnata ucraniano Rinat Akhmetov.

"Acredito que seja uma operação para envolvê-lo em uma guerra contra a Ucrânia. Seria um grande erro, porque não se pode lutar contra seu próprio povo e contra um presidente eleito pelos cidadãos", afirmou o chefe de governo.

Zelenski afirmou que não acredita que um golpe de Estado tenha êxito e garantiu não ter planos de fugir do país.

Pouco antes, o presidente já havia garantido que a Ucrânia está preparada para um eventual aumento de hostilidades com a Rússia, em meio a movimentação militar na região fronteiriça do Donbass, e garantiu ter plena convicção no Exército do país que lidera.

"Controlamos plenamente nossas fronteiras e estamos preparados para uma possível escalada", garantiu Zelenski.

A imprensa dos Estados Unidos veiculou no fim de semana que a Rússia estaria planejando um ataque contra a Ucrânia para o início do próximo ano, com cerca de 100 grupos táticos que reuniriam cerca de 100 mil homens. EFE