Topo

Esse conteúdo é antigo

Região com maior população na Bolívia entra em alerta vermelho por covid-19

26/11/2021 01h15

La Paz, 25 nov (EFE).- O governo da região de Santa Cruz, a mais populosa da Bolívia e a mais atingida no país pela pandemia, declarou nesta quinta-feira alerta vermelho de saúde devido ao aumento dos casos de covid-19.

O secretário de Saúde e Desenvolvimento Humano do governo regional, Fernando Pacheco, informou que o alerta foi declarado com o objetivo de "ativar os mecanismos administrativos e logísticos" para lidar com a quarta onda da pandemia no país.

Pacheco argumentou que as unidades de terapia intensiva estão lotando e que houve um aumento no número de contágios diários.

Nesta semana, as principais penitenciárias bolivianas proibiram visitas, incluindo a de Palmasola, em Santa Cruz, devido a casos de covid-19. Além disso, 19 contágios foram detectados na manifestação indígena que chegou à cidade meses atrás.

A Bolívia entrou na quarta onda da pandemia no final de outubro, e já chega a oito o número de semanas consecutivas com aumento de casos da doença. Devido a esse cenário, o Ministério da Saúde do país intensificou a campanha para que a população seja vacinada.

Desde o início da pandemia, a Bolívia registrou 19.104 mortes e 532.631 casos da doença. Quanto às imunizações, o Ministério da Saúde informou que 3.996.668 pessoas já receberam a primeira dose de vacinas contra a covid-19, e 3.107.998 a segunda. Além disso, 980.198 foram imunizadas com vacina de dose única. EFE

ysm/id