Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido anuncia detecção de 2 casos da variante ômicron

27/11/2021 18h26

Londres, 27 nov (EFE).- O ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, anunciou neste sábado que foram detectados dois casos de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus, em pessoas que já estão cumprindo período de isolamento.

O integrante do governo liderado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, indicou que os registros aconteceram na localidade de Chelmsford, no condado de Essex, na região central da Inglaterra, que fica próxima a Londres e Nottingham.

Javid explicou que os dois casos "estão conectados" e que as duas pessoas estão confinadas junto com familiares, enquanto mais testes estão sendo realizados entre esse grupo de pessoas.

O ministro ainda explicou que outros quatro países foram incluídos na lista de alerta pelo governo britânico. Assim, a partir de amanhã, dessas nações, apenas cidadãos locais podem entrar no Reino Unido, tendo que cumprir dez dias de quarentena.

A partir deste domingo, Angola, Malaui, Moçambique e Zâmbia se juntaram a África do Sul (onde a ômicron foi inicialmente detectada), Botsuana, Lesoto, Namíbia, Suazilândia e Zimbábue.

"Se alguém viajou para esses quatro países ou para qualquer outro da lista vermelha, nos últimos quatro dias, devem se isolar e realizar teste PCR", pediu o ministro.

A ômicron foi anunciada ontem como variante de risco pela Organização Mundial da Saúde e causa preocupação devido ao grande número de mutações da cepa original do novo coronavírus.

Antes do Reino Unido, além da África do Sul, Bélgica, Botsuana e Hong Kong tinham registrado casos positivos da ômicron. EFE