Topo

Esse conteúdo é antigo

Maduro diz que observadores em eleições eram 'espiões' da União Europeia

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que os integrantes da missão de observação da União Europeia vieram espionar para o bloco durante as eleições do país - Yuri Cortez/AFP
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que os integrantes da missão de observação da União Europeia vieram espionar para o bloco durante as eleições do país Imagem: Yuri Cortez/AFP

29/11/2021 00h20Atualizada em 29/11/2021 07h54

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste domingo que os integrantes da missão de observação da União Europeia (UE) vieram espionar para o bloco comunitário, para acompanhar as eleições municipais e estaduais do país.

"Uma delegação de espiões. Não eram observadores internacionais. Andavam pelo país, livremente, espiando a vida social, econômica e política do país", afirmou o chefe de governo, durante um pronunciamento na emissora local de televisão "VTV".

Maduro classificou como "inimigos" os observadores eleitorais da União Europeia e garantiu que eles entregaram um relatório "cheio de improvisos e mal redigido".

"Não encontraram nenhum elemento para criticar o sistema eleitoral. Buscaram e tentaram manchar o processo eleitoral impecável e democrático da Venezuela, e não conseguiram", afirmou o presidente.

Maduro ainda foi além e garantiu que os pleitos municipais e estaduais, ocorridos no último domingo, foram "transparentes, confiáveis, justos, seguros e livre", e destacou que o "chavismo arrasou com o voto popular", o que mostra "o poder do movimento bolivariano revolucionário.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do qual o presidente faz parte, conseguiu vencer as eleições em 90% dos estados e em 63% das prefeituras, mas Maduro também lembrou das derrotas, sem desmerecer os adversários.

"Também é preciso dizer que as oposições ocuparam seu espaço. Conseguiram um bom número de governos estaduais e de prefeituras. Acredito que a oposição foi bem e isso, para mim, é bom. Para nós, é bom", afirmou.