Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden convida líder opositor venezuelano Guaidó para cúpula de democracias

30/11/2021 17h34

Washington, 30 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convidou o líder opositor venezuelano Juan Guaidó para a cúpula dos líderes democráticos do mundo contra o autoritarismo, anunciou nesta terça-feira Brian A. Nichols, chefe da diplomacia americana para a América Latina.

Nichols fez essas observações durante uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado e em resposta ao presidente da entidade, o democrata Bob Menendez, que perguntou especificamente se a cúpula incluiria Guaidó, que os EUA e outros países reconhecem como o presidente interino da Venezuela.

"Está correto, senhor presidente. E ele (Guaidó) será um dos oradores nesse evento", respondeu Nichols.

A cúpula das democracias ocorrerá virtualmente em 9 e 10 de dezembro e focará em três temas: defesa contra o autoritarismo, combate à corrupção e promoção do respeito pelos direitos humanos, explicou a Casa Branca.

Após esta reunião, Biden voltará a convidar os líderes mundiais depois de um ano de consultas para ver que progressos foram feitos em relação aos compromissos.

As conversas contarão com chefes de Estado, sociedade civil, filantropos e líderes do setor privado. Ao realizar estas duas cúpulas, Biden pretende concretizar um dos princípios da sua política externa: a ideia de que os EUA devem liderar os esforços internacionais para combater a corrupção, defender as democracias contra o autoritarismo e proteger os direitos humanos. EFE