Topo

Esse conteúdo é antigo

Xiomara Castro supera 1 milhão de votos em Honduras, com 55,36% da apuração

01/12/2021 23h47

Tegucigalpa, 1 dez (EFE).- Xiomara Castro, virtual presidente eleita de Honduras, superou nesta quarta-feira a marca de um milhão de votos recebidos nas eleições gerais de 28 de novembro, com 55,36% da apuração concluída pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

Na mais recente atualização, o CNE informou que Castro, líder do partido Liberdade e Refundação (Libre), acumulava 1.018.526 votos (52,71%), contra 667.314 (34,53%) do governista Nasry Asfura, do Partido Nacional. Na nova parcial, a vantagem que Xiomara Castro ostenta desde a segunda-feira cai de 20 para 18 pontos percentuais.

De acordo com a última parcial, pouco mais de 2 milhões de votos foram processados em uma eleição na qual 68,54% dos 5,1 milhões de eleitores registrados pelo CNE participaram.

Sem ter sido oficialmente declarada vencedora, Castro proclamou-se presidente eleita em 28 de novembro, e levando em conta os resultados contundentes a favor, começou a ser reconhecida pelos governos de países da América, da Europa e da Ásia, assim como pelas organizações políticas de esquerda latino-americanas, a partir da segunda-feira.

Nas eleições, Xiomara Castro liderou uma aliança, apenas para a corrida presidencial, com um coletivo de dois partidos minoritários, um candidato presidencial independente e o apoio de militantes de outros partidos.

Em 27 de janeiro de 2022, Castro sucederá Juan Orlando Hernández, que concluirá o segundo mandato, e se tornará a primeira mulher presidente da história política de Honduras. EFE