Topo

Esse conteúdo é antigo

Rei da Espanha manifesta apoio à busca pela paz na Colômbia

03/12/2021 07h17

Barranquilla (Colômbia), 2 dez (EFE).- O rei Felipe VI manifestou nesta quinta-feira, em Barranquilla, o apoio da Espanha à Colômbia na luta para alcançar a paz, que ele disse ser "fundamental" para o país e para a região.

O monarca falou de paz no brinde que fez durante o almoço oferecido pelo presidente colombiano, Iván Duque, por ocasião de sua visita ao país para participar do XXVII Congresso Bienal da Associação Mundial de Juristas (WJA).

"Hoje a Colômbia busca consolidar uma paz que é fundamental para o bem-estar de seus cidadãos e também para toda a região. Uma paz que permite o desenvolvimento do imenso potencial deste grande país e de toda sua população", declarou o rei no brinde que aconteceu em um dos salões da Casa Catinchi, onde ele já havia se encontrado com Duque anteriormente.

A esse respeito, Felipe VI disse que, assim como o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, fez durante sua visita ao país na semana passada para comemorar o quinto aniversário da assinatura do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ele parabeniza o povo colombiano pelo propósito.

"Estou convencido de que o país de vocês atingirá o objetivo desejado por todos, e tenham certeza de que na nobre tarefa de enfrentar este e outros desafios de nosso tempo, vocês sempre poderão contar com o apoio da Espanha", acrescentou o rei.

O chefe de Estado espanhol também elogiou o "árduo e admirável esforço" que a Colômbia fez para acolher 1,8 milhão de Pessoas que deixaram a Venezuela para escapar da crise.

"A Colômbia manteve o rumo enquanto por um lado superou a pandemia global e por outro, com solidariedade exemplar, enfrentou uma das mais graves crises migratórias sofridas por este continente", enalteceu. EFE