Topo

Esse conteúdo é antigo

Criadora de vacina contra a covid-19 diz que próxima pandemia poderá ser pior

06/12/2021 15h02

Londres, 6 dez (EFE).- As futuras pandemias podem ser mais mortais do que a atual crise da covid-19, portanto, será necessário mais fundos para se preparar, de acordo com Sarah Gilbert, uma das criadoras da vacina Oxford/AstraZeneca.

"Esta não será a última vez que um vírus ameaçará nossas vidas e meios de subsistência", disse a cientista, durante evento em Oxford e que será transmitido hoje pela "BBC", mas alguns trechos de seu discurso já foram divulgados.

"A verdade é que a próxima (pandemia) será pior, poderá ser mais contagiosa ou mais letal, ou ambas", acrescentou.

A cientista da Universidade de Oxford insistiu que o conhecimento adquirido na atual crise da covid-19 deve ser usado para a preparação.

Em relação à variante ômicron, Sarah Gilbert destacou que, devido às suas mutações, o vírus parece ser mais facilmente transmitido e as vacinas podem ser menos eficazes na prevenção da infecção, mas insistiu que isso não significa que sejam menos eficazes na redução de doenças graves ou da morte.

"Até sabermos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação dessa nova variante", afirmou.

A intervenção de Sarah Gilbert coincide com as novas restrições impostas pelo governo britânico para reduzir a propagação do coronavírus, tais como o uso obrigatório de máscaras faciais nos transportes públicos e nas lojas, enquanto todos os viajantes que entram no país, tanto vacinados como os que não estão, serão obrigados a fazer um teste de PCR no segundo dia de entrada.

A partir de amanhã, as autoridades britânicas também exigirão um teste de antígeno ou PCR 48 horas antes de embarcar para o Reino Unido. EFE