Topo

Esse conteúdo é antigo

Verdes aprovam acordo de governo que confirma Scholz como chanceler alemão

06/12/2021 15h09

Berlim, 6 dez (EFE).- Os Partido Verde alemão aprovou o acordo de governo que confirmará o social-democrata Olaf Scholz como próximo chanceler da Alemanha, ao receber o aval de suas bases com 86% dos votos.

A legenda ambientalista divulgou nesta segunda-feira o resultado da consulta feita com os militantes. No fim de semana passado, o pacto do futuro tripartido recebeu um claro respaldo por parte do Partido Social-Democrata (SDP) e do Partido Liberal (FDP).

Os social-democratas aprovaram o acordo negociado entre as lideranças dos respectivos partidos com 98,8% de aceitação em congresso virtual, enquanto os liberais tiveram 92% de apoio.

Após a ratificação pelas três partes, o pacto deverá ser formalmente assinado na terça-feira e Scholz deverá tomar posse na quarta-feira no Bundestag (parlamento), onde o grupo tripartido tem 416 do total de 736 assentos.

O SPD apresentou nesta segunda-feira a lista completa dos seus sete ministros, incluindo Karl Lauterbach como ministro da Saúde. O futuro ministro tem sido uma presença proeminente na mídia durante toda a pandemia e é defensor da máxima prudência, o que o tornou alvo de ataques online por parte de ativistas antivacinas.

A decisão de Scholz a favor de Lauterbach significa que o seu governo não cumprirá a meta de paridade rigorosa de gênero, embora isto resulte principalmente da decisão do Partido Liberal de nomear três homens e uma mulher para os seus quatro ministérios.

Scholz anunciou também que Hubertus Heil continuará como ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, enquanto o ministro da Chancelaria será o seu confidente de maior confiança, Wolfgang Schmidt.

Christina Lambrecht, até agora ministra da Justiça, irá para a Defesa, Nancy Faeser será ministra do Interior, e Klara Geywitz chefiará o novo Ministério da Habitação. A última pasta para os social-democratas, Ajuda ao Desenvolvimento, ficará com Svenja Schulze.

Os Verdes atribuíram os seus postos na semana passada. O seu copresidente Robert Habeck será responsável pelo superministério da Economia e do Clima, enquanto a colega de liderança Annalena Baerbock assumirá as Relações Exteriores.

A Agricultura será comandada por Cem Özdemir, enquanto o Ministério da Família, Mulheres e Juventude foi atribuído a Anne Spiegel, e o Ministério do Ambiente será dirigido por Steffi Lemke.

O FDP terá o seu líder, Christian Lindner, no comando das Finanças. Volker Wissing foi nomeado secretário geral dos Transportes e da Digitalização, enquanto Marco Buschmann e Bettina Stark-Watzinger serão responsáveis por Justiça e Educação, respectivamente. EFE