Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentina registra mais de 1,8 mil novos casos e 5 mortes por covid-19

08/12/2021 21h23

Buenos Aires, 8 dez (EFE).- A Argentina registrou 1.881 novos casos de covid-19 nesta quarta-feira, chegando a 5.348.123 diagnósticos positivos, enquanto as mortes subiram para 116.708, após cinco óbitos confirmados nas últimas 24 horas.

Os números representam uma ligeira queda em comparação com casos comunicados ontem, quando foram confirmados 3.089 diagnósticos positivos.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento 5,2 milhões de pacientes já se recuperaram da doença, enquanto o número de pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19 que permanecem internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi de 692 nesta quarta.

A porcentagem de ocupação de leitos de UTIs para todos os tipos de patologias é de 35,3% em todo o país e 40,1% se for considerada apenas Buenos Aires e seus arredores.

A Argentina registrou um aumento acelerado dos casos de covid-19 em abril e maio, com alto índice de ocupação de leitos de UTIs, mas a curva ascendente dos diagnósticos positivos começou a cair em junho, após a aplicação de novas restrições sanitárias e o avanço da campanha de vacinação.

Diante da melhora da situação epidemiológica, desde outubro, o governo de Alberto Fernández implementou novas flexibilidades das restrições sanitárias, embora as infecções tenham voltado a aumentar nas últimas semanas.

Com o objetivo de frear o surto da nova variante ômicron, o governo argentino suspendeu o transporte aéreo e marítimo direto da África e decidiu que qualquer pessoa que tenha estado no continente africano nos últimos 14 dias deve ficar isolada e realizar um teste de PCR antes de ser liberada do isolamento.

Com cerca de 45 milhões de habitantes, a Argentina continua com a campanha de vacinação contra a covid-19, iniciada no final de dezembro do ano passado.

De acordo com dados oficiais divulgados hoje, até o momento foram aplicadas 70,4 milhões de doses, embora tenham sido distribuídas 87,9 milhões de doses em todo o país.

Um total de 37,1 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina, enquanto 30,7 milhões de pessoas receberam a dosagem completa.

Além disso, 1,7 milhão de argentinos receberam uma terceira dose adicional e 886.682 uma dose de reforço, como parte da estratégia de vacinação iniciada há várias semanas para reforçar a imunidade de vários grupos. EFE