PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Chanceleres de Argentina e Uruguai discutem fronteiras e gestão de rios

08/12/2021 02h31

Buenos Aires, 7 dez (EFE).- Os ministros de Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, e do Uruguai, Francisco Bustillo, realizaram uma reunião de trabalho em Buenos Aires nesta terça-feira para discutir, entre outras questões, a regularização de suas passagens de fronteira e a gestão compartilhada dos recursos fluviais.

"Reunimo-nos para discutir a prolífica agenda bilateral e para acertar a regularização dos postos fronteiriços compartilhados com as áreas de fronteira e saúde de cada país", escreveu Cafiero em sua conta no Twitter.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores argentino, Cafiero e Bustillo também falaram sobre a importância da gestão dos recursos hídricos compartilhados, enfatizando o papel das comissões administrativas do Rio Uruguai e do Rio da Prata, cujas águas atravessam os dois países. A pasta informou que os dois abordaram também questões relacionadas à cooperação jurídica internacional.

Cafiero e Bustillo haviam se encontrado pela primeira vez em 5 de outubro, uma reunião na qual decidiram realizar encontros permanentes de alto nível para "otimizar" a relação entre a Argentina e o Uruguai.

Ambos os países compartilham três postos de fronteira, que foram fechados desde o começo da pandemia da Covid-19, em março de 2020, e têm sido gradualmente abertos, com a aplicação de medidas de controle sanitário, desde outubro passado.

A Argentina e o Uruguai também têm um intenso trânsito fluvial e aéreo entre os dois países já habilitados com protocolos sanitários. EFE