Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula recebe placa na Argentina por compromisso com os direitos humanos

11/12/2021 00h26

Buenos Aires, 10 dez (EFE).- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira em Buenos Aires uma placa comemorativa por seu compromisso com os direitos humanos, como parte da cerimônia de entrega dos prêmios Azucena Villaflor 2021.

"É um prêmio por sua trajetória em favor dos direitos humanos do povo e sua contribuição para a construção e unidade da 'Pátria Grande'", justificou o secretário de Direitos Humanos argentino, Horacio Pietragalla, responsável por entregar a placa a Lula.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, liderou o evento juntamente com a vice-presidente Cristina Kirchner, na qual seis personalidades do país foram distinguidas pelo compromisso com os direitos humanos.

"Hoje celebramos o dia da democracia, celebrado em 10 de dezembro, que pôs fim à tragédia argentina da ditadura genocida e coincide com o dia internacional dos Direitos Humanos", declarou Fernández no Museu Bicentenário da Casa Rosada.

Os ganhadores do prêmio Azucena Villaflor deste ano foram: o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel; a presidente das Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto; a ativista das Mães da Praça de Maio Taty Almeida; e o advogado defensor dos políticos e ativistas perseguidos Hipólito Solari Yrigoyen.

Também foram agraciados Dolores Sigampa de Demonty, integrante das Mães na Luta Contra a Violência Institucional; Pablo Torello, diretor do filme "Histórias de Aparecidos", e Lucila Larrandart, advogada, juíza e ex-membro da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (Conadep).

"Estou muito feliz que meu amigo Lula, que foi perseguido e condenado injustamente, tenha a vindicação que merece", destacou Fernández depois da cerimônia. "É um bom homem que nunca violou um direito e sempre lutou pela democracia", completou.

Fernández também dedicou algumas palavras ao ex-presidente uruguaio José Mujica, que também participou do evento. "Estou muito satisfeito por estar acompanhado hoje por meu querido Pepe Mujica, que foi vítima da falta do Estado de Direito com uma prisão que durou muitos anos, e que depois nos fez desfrutar de sua presidência no Uruguai", enalteceu.

A entrega dos prêmios Azucena Villaflor, que distinguem personalidades por seu trabalho no campo dos direitos humanos, ocorre paralelamente à celebração de 38 anos de democracia ininterrupta na Argentina. EFE