Topo

Esse conteúdo é antigo

Chanceler mexicano se reúne com Boric para "recuperar peso da América Latina"

06/01/2022 21h24

Santiago (Chile), 6 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, se reuniu nesta quinta-feira, em Santiago, com o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e disse que ambos estão interessados em fazer com que "a voz da América Latina recupere o peso em nível internacional".

"Quanto mais próximos os maiores países da América Latina estiverem, melhor estaremos, como demonstra o progresso que conseguimos fazer na pandemia", disse Ebrard.

O chanceler confirmou presença na cerimônia de posse de Boric em 11 de março e revelou que fez um convite para presidente eleito visitar o México e se encontrar com o mandatário mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

"Estamos entusiasmados e cheios de esperança para o programa e o que o novo governo representa", disse Ebrard, que também garantiu que a relação entre os dois governos será "calorosa e próxima" e que trabalharão em conjunto "para que os povos possam viver melhor nos próximos anos".

Boric, o mais jovem e mais votado presidente eleito da história do Chile, anunciou no final de dezembro que as relações internacionais serão "tremendamente relevantes" no seu governo e que dará "prioridade" à Aliança do Pacífico, um bloco comercial composto por Chile, Colômbia, México e Peru.

Ebrard participará na sexta-feira, em Buenos Aires, da 22ª Reunião dos Ministros das Relações Exteriores da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). EFE