Topo

Esse conteúdo é antigo

Mundo registra novo recorde de casos diários de covid: 3,4 milhões

13/01/2022 18h25

Genebra, 13 jan (EFE).- As redes de saúde de todo o mundo confirmaram nesta quinta-feira quase 3,4 milhões de casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário em um momento em que a variante ômicron já é dominante, segundo dados provisórios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em apenas esse dia foi registrado o mesmo número de contágios que nos primeiros quatro meses da pandemia, elevando o total acumulado de dois anos para 312 milhões, um cálculo conservador, pois a OMS conta com o fato de que muitos dos casos não foram diagnosticados ou notificados às redes de saúde.

A curva de infecção exponencialmente crescente continua sem efeito no número de mortes, que permanece estável em torno de 7 mil por dia (7,7 mil nas últimas 24 horas).

A OMS reiterou que apesar da predominância de casos não graves na onda atual, a capacidade da ômicron de causar danos não deve ser subestimada.

A entidade também prevê que esta não será a última "variante de preocupação" do coronavírus a ser detectada.

A ômicron, diagnosticada pela primeira vez na África do Sul no início de novembro de 2021, já está presente em 58,5% dos testes realizados pela rede global de laboratórios GISAID, indicando que já é dominante, superando a delta. EFE